A esta altura do campeonato, todos devem ter tomado o conhecimento da comprovação de certa Teoria da Relatividade Geral de Einstein. Agora vamos entender o heroísmo dos buracos negros:
No último post, fora dito que a colisão de dois buracos negros comprovaram certa teoria. Por quê? Porque a teoria defendia as ondas gravitacionais que eram frutos de distorções no espaço. Tudo causa distorção no espaço, mas quanto mais quantidade massiva este corpo tiver, mais distorcido o espaço estará. Nós, humanos, causamos distorção no espaço, mas é promíscua. Já a Terra (e outros planetas ou estrelas), causa certa deformação maior:
Por isso que estamos na Terra. Porque a deformação do espaço que ela causa, prende qualquer corpo com capacidade massiva menor, á ela (ou se preferir, em seu campo gravitacional).
Retomando às ondas gravitacionais, o giro enquanto havia a colisão dos buracos negros causaram certa deformação no espaço, podendo suas ondas serem sentidas. Para a ampliação do entendimento de ondas gravitacionais, encha uma panela com água, depois, passe o dedo nela; essa deformação de ondas é que é sentida.
Sentido essa onda, revolucionamos a ciência astronômica. Agora, não só podemos adquirir informações através de Radiação Eletromagnética – que é a visão por telescópio –, como também por Ondas Gravitacionais; gerando, assim, um novo campo da astronomia: a Astronomia Gravitacional.
A Teoria da Relatividade Geral de Einstein não é só isso. Com isto, só se prova a existência de Ondas Gravitacionais, mas não a passagem do tempo relativo que é uma história que merece ser contada depois em uma outra ocasião.