by Guilherme Buesso

sábado, 31 de outubro de 2015

O dia em que ganhei a medalha

    Olá, leitores. Eu, primeiramente, gostaria de agradecer aos meus pais, a todos que acredita... CLARO QUE NÃO! Hoje, eu vou falar sobre a OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), e como fui o melhor da escola, tanto que ganhei uma medalha.
    Se você estuda numa escola pública, sabe que as conquistas podem ser mais desafiadoras para serem atingidas, mas isso não significa que são impossíveis. Na volta as aulas das férias de inverno deste ano (2015), foi realizada na minha escola a OBA. Por conta do "magnífico" professor de Matemática que não me deixou descer para saber a data da prova, fiz minha inscrição três dias antes da prova e no dia que seria, simplesmente me tiraram da sala de aula sem nada avisar, detalhe que eu nem sabia que dia seria a prova.
      Fui fazer a prova tranquilo e animado porque eu gosto do conteúdo, e além disso, eu tinha baixado o aplicativo da OBA com simulados pra estudar (as horas sentado no trono do banheiro esquecendo da vida funcionaram!). Mais alguns garotos e apenas uma garota da minha sala fizeram a prova. Tudo não era bem estruturado, sem infraestrutura para receber este tipo de projeto. Sentávamos em grupos na mesma mesa larga, podendo um colar do outro. Me mantive quieto enquanto achava a prova fácil de mais, a garota do meu lado se descabelava tentando conduzir seu raciocínio á resposta. Os garotos não paravam de rir, tentavam colar mas eu sabia que iriam e não deixava. Na conclusão, achei que a prova foi uma brincadeira porque entre os oitocentos alunos da escola, não tinha como eu me destacar, mesmo achando as perguntas simples; considerando que todos ali tinham a capacidade de colar.
     Quase quatro meses se passaram desde que fiz a prova, até tinha esquecido que havia feito. Até que num belo dia, numa tenebrosa Reunião de Pais de Mestres (que eu não compareci) estavam entregando certificados de participação para quem fez, o meu nome foi o primeiro da lista mas adivinhem, eles não achavam o certificado. Minha professora foi procurar, sem sucesso voltou dizendo pra minha avó que eu tinha ganhado uma medalha de primeiro lugar da escola. Minha avó, coruja que é, chegou em casa me beijando e me agradando. O que mais me irritou foi a demora da entrega da medalha, demorou uma semana o que era para ter sido entregue em um único dia. O que importa é que agora ela está comigo. Ainda não tenho o certificado em mãos, adivinhe, eles não acharam.


     Meus amigos reagiram positivamente em massa. Cantamos, pulamos, nos abraçamos e tiramos foto (pena que aquele professor de matemática não estava lá para eu esfregar na cara dele, até porque tinha cálculo na parte de astronáutica). Foi muito legal, apenas um professor presenciou a medalha no dia da reunião, mas não minha chegada na sala com ela.
    Isso ergueu minha auto-estima em relação a concursos que prestarei até o final do ano. Mas não quer dizer que eu vou esperar a inteligência cair do céu ou a sorte, tenho que ter uma base teórica.
     É o nono ano, o ano que tudo se desfaz e refaz. Nova escola, novos amigos. Estou grato e em eterna dívida com a vida por me fazer desfrutar do meu último ano naquele lugar. Agradecer que estou marcado lá.
     Obrigado por ler até aqui, se você gostou, compartilhe e divulgue para seus amigos! <3



Realidade por trás do pêlo

     Sempre nas minhas postagens do Facebook eu crio uma espécie de aventura ou identidade secreta pros meus pets (ou de familiares). Há familiares que sempre quando me veem, comentam. Mas é sempre bom fugir da realidade. Há um limite, que é até onde sua criatividade permite; Por isso, por que não expandi-lo?
     Quando crio esse tipo de ficção, tenho a intenção que os serem pensantes (humanos) passem a olhar mais respeitavelmente bem para os animais. Eles chamam atenção assim, uma identidade de amor e carinho pode haver por trás de sua fofura extrema que dá vontade de esmagar até sair as tripas.
     Baseio-me no meu pet, o Capitão Peter. Acho ele um ser superior que um dia vai dominar o mundo com um exército de gatos mexicanos que só falam italiano. Ele é tão superior que ele é um ninja! Observem a bandana da vila da Folha nele:



     Eu poderia ter dezenas de animais que eu criaria uma identidade superior a todos eles. Já tenho planos para próximos pets. O nome foi decidido, democraticamente, pelo meu primo Matheus e eu. Formamos uma dupla interessante em relação a nomes; inclusive, ele me ajudou a escolher o nome completo do Peter - que é Peter Parker Rhino Buesso-. Retornando ao nome do futuro membro da família, o seu nome será Simon Banner Winchester. Eu tenho bolado uma história por trás dele. Pretendo adotar um gato, então tem que ser algo relacionado a "dominação de mundos" sabe? Pensei em adotar a medida de astronauta que tem uma colônia em Urano. Mas não é uma colônia comum, é uma colônia de Alpacórnios (pra quem não entendeu, Alpacórnio é a junção de Alpaca + unicórnio) e alienígenas. Eu curto astronáutica e astronomia, por isso pensei nesta história. Seria bem polêmico.
     Seria egoísmo da minha parte apenas comentar sobre os meus (ou futuros) animaizinhos. Por isso, vou falar sobre a Jady (pet da minha tia) e  a Mony (pet do meu pai).

     Para a Mony, eu tinha pensado em algo mais 'militar' e 'infantaria', sabe? Até porque ela é uma Pastora Alemã. Ela é uma major do exército, ela comanda uma equipe, especificamente de camuflagem; que seus integrantes são camaleões ordinários. Major Mony têm o maior arsenal do universo!




    Jady é uma cadelinha mais reservada, mas que significa muito para mim. Ela é uma Shih-tzu, "zoiuda". Antes de ter o Peter, ela era meu único refúgio em que buscava um carinho 'animal'. Não nos víamos com frequência, mas eu gosto muito dela. Pensei em uma astrofísica do mal que ordena um exército de cangurus mutantes. Ela devia se considerar importante porque astrofísica é para poucos!


     Há um amigo que já se foi, mas que ficamos juntos durante muito tempo; que mordeu meu nariz e brincava comigo. Ele se foi cedo demais, até que não pude dizer um devido "adeus". Seu nome era Zeus, um PitBull inofensivo e alegre. Que se dava bem com todo o mundo. Foi bem amado. Foi-se tão rápido que não pude criar uma identidade animal pra ele, mas baseado no que ele significava pra mim, consegui formar uma: Seria um Deus do Olimpo (como seu próprio nome já diz), o superior á todos que comandava e olhava por todos os cães e gatos do planeta. Deus do Trovão. O melhor amigo.
   
     Comentei sobre os pets que são realmente frequentes na minha vida, ou que foram, mas ainda há muitos outros que eu não inventei nada e gosto bastante, como por exemplo: Pandora (pet da minha irmã), Hanna (pet da minha tia, a mais nova) etc.
     Lembrem-se: não há "raça" que são mais bravas ou não. Tudo depende da criação do dono.
   
     Se você leu até aqui e gostou, compartilhe com seus amigos e comente! <3

 



sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Games; A volta de Bomberman

     Olá, leitoressss! Hoje, venho informá-los sobre a 'surpresa' que eu prometi na última postagem.
     Desde 2014, os jogos antigos vêm sendo remasterizados e melhorados, sendo adaptados para as novas plataformas e consoles de última geração. O que pensávamos que nunca mais jogaríamos, retorna.
    Pois bem, lembra do Bomberman, aquele jogo de fliperama que você fazia a estupidez de se encurralar com uma bomba e acabava cometendo suicídio? Então, a Konami anunciou o retorno de Bomberman para dispositivos iOS e Android (por enquanto nenhuma versão foi confirmada ou anunciada para Windows Phone).


     A data exata ainda não foi definida, mas a Konami anunciou que chegará ao Japão durante o inverno. Já é certeza que haverá o modo de cross-plataform, sendo que os jogadores poderão jogar juntos online, independentemente da plataforma: iOS ou Android. As fases de single player serão limitadas, enquanto as de multiplayer serão o oposto.
     Poderemos todos nos divertir juntos. Quem sabe não fazemos uma jogatina do multiplayer? Te espero lá! E se você leu até aqui, compartilhe com seus amigos e comente! <3

                                                                     
 
                                 Guilherme H. N. Buesso

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

O que baixar?

     Olá, leitoresssssss! Sabe aquele momento em que você quer baixar algum jogo interessante mas não sabe nem por onde começar a procurar? Então, hoje o assunto é "o que baixar". Para dispositivos móveis, celulares (android, iOS).
     
DISPOSITIVOS MÓVEIS:
     
     Várias vezes já bateu uma vontade de jogar algo interessante no seu celular enquanto está esperando por algo ou alguém em algum lugar; metrô, ônibus, carro (mas não dirigindo), hospital etc. Pois bem eu separei alguns pra você se entreter enquanto o tempo passa: 

.MY SINGING MONSTERS: 
     Aparentemente, o jogo é um daqueles que você ignora em comerciais e propagandas enquanto mexe no celular, mas "nunca julgue um livro pela capa". Assumo que já me precipitei e pensei que nunca jogaria aquele jogo, percebi que ele estava por todo lado e que meus YouTubers favoritos jogavam. Me apaixonei no jogo arrependido por não ter jogado antes. Recomendo pois me acho um músico por inteiro. Deve-se ao fato de que, você têm uma ilha de monstros que reproduzem sons diferentes; dentre eles são batidas e o próprio canto. Vale adicionar que tu pode cruzar os monstros gratuitamente e ter novos músicos, assim formando tua banda.


.MAGIC TOUCH:
     Vi esse jogo num canal de games no YouTube e achei bem interessante. Viciei e o jogo se tornou rotina. Comecei a guardar os coins que tu ganha ao decorrer das aventuras. Inclusive dá pra comprar outros personagens e, no caso, magias. Tanto quanto os papéis de parede. O jogo é consistente em desenhar o que há de formas nos balões. Você é um feiticeiro por aluguel e tem de fazê-lo. 


     Ao decorrer das fases, a velocidade e quantidade dos balões ficam mais árduas. Sem contar as formas difíceis e incompreensíveis que aparecem. O boss fight deste jogo é um "enigma", pois aparece um guerreiro com apenas alguns balões a mostra e os outros muitos estão cinzas. Quanto tu explode um, outro libera. Nisto você tem de ser rápido para liberar todos e conseguir derrubá-lo.

   

    
.STARLIT ADVENTURES:
     Um daqueles jogos light em que é muito básico mas que contém várias linhas de aventuras. Recomendo pela jogatina emocionante que nos proporciona. Um belo dia uma criatura roubara todas as estrelas de outras do bem. Um jovem bravo e corajoso decide recuperá-las. Assim, partindo para uma aventura emocionante de plataforma 3D.
     Há bosses muito fáceis dentro do jogo; mas é aquela mesma linha de raciocínio, a medida que o jogo avança, a dificuldade avança junto dele.
     Há compras dentro do App. Tocando no assunto, comprei um traje (um de muitos) que é ninja neste jogo. Não estou brincando é literalmente um traje ninja. Comprei por 0.99 dólares o que era para ser 1.99 dólares. Talvez tenham usado o dólar nativo, não de turismo. 

     

.PLANTS VS. ZOMBIES:
     Provavelmente você já conhece. O famoso jogo que agora fora lançado o 'Plants vs Zombies Garden Warfare pelo qual dá pra jogar online. O jogo (Garden Warfare) é no estilo FPS. Mas, voltando ao original... É muito viciante e aclamado e eu tenho um apreço muito grande por este jogo. 
     Já joguei em três plataformas diferentes e, toda vez em que baixo em um lugar diferente que não mantém o save, eu tenho o prazer de jogar tudo de novo. 


      Jogo vai, jogo vem mas as novidades nunca acabam! Sai tanto jogo novo, mas de que adianta tanta empolgação se o dinheiro nunca vem pra comprarmos? Muitas das vezes, por teu console ser obsoleto, tu tem que comprar um novo; aí piorou de vez. 
     Em meio de tantas remasterizações, jogos japoneses sempre vêm devastadoramente. Tanto que a Konami anunciou um novo jogo, que ficará pro próximo post!
     Fique ligado para não perder a surpresa! 

     Se você gostou da matéria, deixe seu comentário e compartilhe com os amigos! 

            Guilherme H. N. Buesso



domingo, 25 de outubro de 2015

Filmes; Scott Pilgrim Contra O Mundo, análise

     Olá, leitoresssssssssss! Agora o assunto é o filme do Scott Pilgrim Contra O Mundo. Na postagem anterior sobre Scott Pilgrim, prometi analisar e falar um pouco sobre o filme e tudo mais.
    O filme é bem dinâmico. Quando uma batalha acaba, ela se torna um tipo de gancho para o início de outra. Porém não segue os acontecimentos cronológicos das HQs (o diretor é uma pessoa bem irreverente e segura de si pra bagunçar tanto a história. Mas, como diz em uma das HQs: "f*ck the system").
Um exemplo leve que não contém spoiler, é que a Knives Chau aparece como aquele tipo de vilã ou anti-heroína só no final, ainda pra ajudar Ramona e Pilgrim a derrotar Gideon. Sendo que na HQ, ela batalha com Ramona devendo-se ao fato achar que a Flowers roubara seu namorado. Se fôssemos ficar listando haveria muita coisa estranha que descumpre a cronologia das coisas.
Knives vs. Ramona (HQ)
          Não vou ficar taxando o filme com uma "resenha crítica" pois eu adorei o filme. Tanto quanto a banda do Scott Pilgrim, a Sex Bob-Omb que arrasam. O engraçado é que a banda é totalmente o inverso do verso do que a HQ faz parecer: banda ridícula que só acerta alguns acordes furados. 

     Há um detalhe que não faz muito a diferença mas que é um ponto decisivo pra quem só assistiu o filme: a virada de Stephen Stills para a homossexualidade. Sim, isso mesmo. Ele, estava gravando o CD da banda deles com um cara chamado Joseph (que não aparece no filme), que por sua vez é gay. Acho que ele meio que despertou o lado homossexual de Stephen. Em uma bela página, lá estava Stephen caminhando com Scott quando Joseph também que andava pelo mesmo lado da rua beijou Stills. Se bem que foi um beijo mútuo. Stills virou e disse: "descobri que gosto de caras, sacou?"... OK... Diversidade reinando neste blog (lembrando que nossa querida Ramona Flowers também já teve uma 'fase')!

     PERSONAGENS X ATORES: 

     No começo pensei que não iria assistir e que odiaria os personagens, mas com a duração e você lá sendo entretido, tu te acostuma.
     Há personagens que eu simplesmente achei que nasceram para seus atores, ou vice-versa. Tipo o Stephen Stills, o seu ator é muito digno de seu papel (mas não do Mjolnir, entendedores( ͡° ͜ʖ ͡°)
O nome do ator, se eu não me engano é Mark Webber. Tipo aquele piloto mas não. E a atriz da Kim Pine, não sei o nome. 
   Pra quem não assistiu o filme ou não leu as HQs, é recomendável. Muito mesmo. Um dos melhores.
     Se você curtiu a análise, comente e compartilhe com seus amigos! Até a próxima! 

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

A Teoria das Inteligências Múltiplas

     Olá, leitoresssssssss. Vocês conheciam as "inteligências múltiplas"? Pois bem, hoje é o dia de nos aprofundarmos e ainda descobrir algumas coisas. Debater sobre.
     Inicialmente, a teoria foi desenvolvida por um psicólogo norte-americano chamado Howard Garnder, pelo qual estou de pleno acordo. A teoria defende que há oito tipos de inteligências pessoais que variam de cada indivíduo (antes eram sete). Estes são: Inteligência Linguística, Naturalista, Lógico-Matemática, Interpessoal, Intrapessoal, Musical, Corporal/cinestésica e Inteligência Espacial/Visual. O problema é que estes são "discriminados", alguns deles.
     Por exemplo: o sistema escolar implanta e quer que você tenha a qualquer custo a lógico-matemática. O ponto é que nem todos têm esta inteligência, tanto quanto não são obrigados a terem. Eu me mato e crio olheiras enormes só para passar raspando na média em Matemática, realmente é um problema. Uma vez que, as outras aulas são menosprezadas, PRINCIPALMENTE a matéria artística; uma das que me sinto a vontade. Além do fundamental inglês nosso de cada dia, o que hoje é uma cobrança. O que é realmente um desaforo crônico, que vem se repetindo desde os primórdios escolares.
     Portanto, eu gostaria que todas escolas explorassem mais o lado individual de cada um. O que os alunos realmente querem para suas vidas (não estou dizendo que o cálculo não é importante). Eu queria tanto estudar numa escola com a tipologia de Wardorf (pra quem não sabe, as escolas com o estilo pedagógico de 'Wardorf'' é uma escola que explora extremamente o lado artístico).
     Poderiam haver, novamente, aulas de música. Meus pais já me explodiram de tanto falar que na época em que estudavam, tinham aulas musicais. Uma vez que eu invejo isto.
     Uma vez num workshop em que um homem que vivera nos EUA nos contava a realidade, ele ia todas as quintas-feiras para á praia com sua escola para a exploração do seu lado naturalista, tanto que você poderia escolher o a aula extracurricular que gostaria de realizar.
 

INTELIGÊNCIA LINGUÍSTICA

     Esclarecendo mentes, esta já está meio óbvia de se deduzir. A inteligência linguística é, nada mais nada menos do que a facilidade com línguas estrangeiras e seus vocabulários.
     Me identifico muito com esta daqui. Aliás, fiz um teste virtual e deu este resultado. Se você quiser fazer o teste, clique aqui.

INTELIGÊNCIA NATURALISTA

     Interesse de compreender a fauna e a flora é uma das qualidades e interesses do dono desta inteligência. Tanto que está em constante contato com a natureza.

INTELIGÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA

     Simplesmente a capacidade de invocar uma bruxa satanista.
     Brincadeira.
     O dom de compreender e se dar ao interesse de cálculos e soluções lógicas para problemas. Com certeza não é minha praia.

INTELIGÊNCIA INTERPESSOAL

      Capacidade e gosto de interagir e estar, falar com pessoas. Geralmente agem com soluções para problemas sociais. Certamente, uma das que mais admiro por saber "ser". Até que, "quem tem boca, vai á Roma".

INTELIGÊNCIA INTRAPESSOAL

     Preferência em lidar consigo mesmo. Prefere o barulho de sua mente complexa do que o ruído externo e incompreensível. Se prefere, se aceita.

INTELIGÊNCIA MUSICAL 

    Obviamente é quem tem facilidade com a música e se sente confortável com ela. Brinca de combinar sons em batidas. Consegue tocar uma música sem ao mesmo ter lido sua partitura.

INTELIGÊNCIA CORPORAL-CINESTÉSICA

     Há um grande número de pessoas 'donos' desta inteligência no teatro. Aliás, nasceram para isto: se movimentar e interagir, ser ativo. Geralmente buscam o teatro, dança etc.

INTELIGÊNCIA ESPACIAL/VISUAL 

    Fotografia é seu forte. Noção de espaço e campo visual. Atuam no campo de Audiovisual.



     Dentre tantos estes, o difícil é se encaixar. No meu caso, me encaixei. Porém quase não há campos de trabalhos filtrados e focados especificamente na área linguística. Parece que o universo se uniu com a Matemática e eles, juntos, conspiram contra mim. Se bem que, ainda há o quesito "escrever" nas minhas qualidades, o que o jornalismo me permite ser amplo.
     O que sinto falta, não há como ser recuperado no meio de uma crise nacional. Contratar professores de músicas e, quem sabe, de fotografia? Além daquele debate em temas transversais com a sala pra fugir da rotina teórica.
    Num país que ainda há jovens que infortunadamente expressam: "Nós vai" e "A gente somos", não podemos esperar desempenho desta turma.
 
     Faça o possível para tornar a escola um lugar melhor. Eu, por exemplo sou administrador de um blog da escola, tendo que receber sugestões dos estudantes para matérias.

     Agora deixo a seguinte pegunta no ar: Inteligências Múltiplas, há descriminação de campos?

Obrigado por ter lido até aqui, não se esqueça de compartilhar com amigos e convidá-los para cá!

Guilherme H. N. Buesso

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

VOLTEI! Maratona de Livros #3; Scott Pilgrim Contra o Mundo, Vol. 2 e 3

     Olá, leitoresssssssss. Lembram de mim? Pois é, faz muuuito tempo. Mas hoje, acordei com criatividade com enredos e personagens pra 7 livros. Vontade de escrever.
     Enfim, há uns três meses que eu terminei Scott Pilgrim Contra O Mundo. Todos dos livros (agora só falta os ler em inglês), e ainda assisti o filme. Mas o filme vai ficar para o outro post.
     
     Os dois livros restantes que e faltavam guardavam aventuras e os outros quatro ex-namorados do mal da Ramona Flowers (tive que contar nos dedos, então, deem valor). Eles são peculiares, tendo capacidade diferentes e superiores a do melhor lutador de Toronto, Scott. Há um indivíduo que é Végan e que possui poderes veganos. Ele fica parecendo um Super Sayajin, com o cabelo arrepiado e os olhos flamejantes, se bem que os Sayajins não têm olhos flamejantes. 

VOL. 2

     Este é com certeza, um dos melhores volumes. Tendo uma surpresa homossexual de uma "fase" Ramona; sim, ela admite ao Scott que já teve esta "fase" passageira, namorou uma garota chamada Roxy. Portanto, Scott tivera que lutar com ela de igual pra igual. Tendo em vista que não foi certamente o Pilgrim que a derrotou (eu disse, esse negócio é cheio de surpresas!). Foi o pai da Knives Chau, aquela chinesinha que namorou o Scott no primeiro capítulo, a inocente. 
     O pai da Knives estava investigando o Scott e tentava matar ele. O Scott, sortudo do jeito que é, escapava ileso de todos os ataques repentinos. 
     Scott Pilgrim estava em colapso de "mudança de fases". Ele estava deixando o apartamento que morava com seu amigo gay, Wallace Wells, para, finalmente, morar com Ramona Flowers. Eu também iria pra fora daquele apartamento porque, houve uma vez, em que Scott chegou lá e Wallace estava tendo relações sexuais com um cara desconhecido. Fora que o próprio Wallace pedia pra ele dormir fora pois levaria homens pra lá.
     Pilgrim finalmente estava amadurecendo aos vinte e dois. Tomando coragem até para adotar um gato (quando se mudou para a casa de Ramona) e arrumar um emprego. 
     Scott se vê numa ponte queimada quando ai de lutar com o ex-namorado Végan. Este tal namorado chega com toneladas de pesos para a consciência de Pilgrim. Há uma ex-namorada em que ele ficava frustado só de olhar pra ela, Envy Adams, que tem uma banda famosa: a The Clash At Demonhead (eu curti muito o som deles, recomendo. Assim como o som dos Sex Bob-Omb. Os dois só se ouvem no filme). Ele realmente era muito poderoso. Scott aos ares voava quando decidia golpeá-lo, foi realmente desafiador, mas ele o fez. 
     Este foi, definitivamente, um volume mais do que difícil para o nosso herói. Leiam porque ele toma posse de uma espada super maneira "do amor".



VOL. 3

     Finalmente, o último capítulo. Onde tudo se dissolve e revela-se como uma rosa abrindo para o mundo (isso foi muito poético. Saudades Carlos Dummond e Manuel Bandeira <3). 
     Scott finalmente derrota Gideon, o boss fight final. Ele tinha controle sobre a Ramona. Scott notava que ela sumia e no dia da luta ela revelou que ela entrava, literalmente, dentro da mente dela. Onde Gideon tinha posse. 

     Durante a luta final entre Pilgrim e Gideon (esqueci de mencionar anteriormente, mas o gato deles também se chama 'Gideon' e, adivinha, a Ramona guardava uma simples MARRETA dentro da bolsa dela!), Scott Pilgrim morre, sim ele morre mesmo. Mas ele, inexplicavelmente, vai pra mente da Ramona e lembra que havia pego uma vida extra. Usou-a e finalmente, conseguiu derrotar Gideon. Tanto exterior como interiormente.

     Obrigado por ter lido até aqui depois de tanto tempo que não posto! Divulgue, compartilhe! <3