by Guilherme Buesso

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

A Teoria das Inteligências Múltiplas

     Olá, leitoresssssssss. Vocês conheciam as "inteligências múltiplas"? Pois bem, hoje é o dia de nos aprofundarmos e ainda descobrir algumas coisas. Debater sobre.
     Inicialmente, a teoria foi desenvolvida por um psicólogo norte-americano chamado Howard Garnder, pelo qual estou de pleno acordo. A teoria defende que há oito tipos de inteligências pessoais que variam de cada indivíduo (antes eram sete). Estes são: Inteligência Linguística, Naturalista, Lógico-Matemática, Interpessoal, Intrapessoal, Musical, Corporal/cinestésica e Inteligência Espacial/Visual. O problema é que estes são "discriminados", alguns deles.
     Por exemplo: o sistema escolar implanta e quer que você tenha a qualquer custo a lógico-matemática. O ponto é que nem todos têm esta inteligência, tanto quanto não são obrigados a terem. Eu me mato e crio olheiras enormes só para passar raspando na média em Matemática, realmente é um problema. Uma vez que, as outras aulas são menosprezadas, PRINCIPALMENTE a matéria artística; uma das que me sinto a vontade. Além do fundamental inglês nosso de cada dia, o que hoje é uma cobrança. O que é realmente um desaforo crônico, que vem se repetindo desde os primórdios escolares.
     Portanto, eu gostaria que todas escolas explorassem mais o lado individual de cada um. O que os alunos realmente querem para suas vidas (não estou dizendo que o cálculo não é importante). Eu queria tanto estudar numa escola com a tipologia de Wardorf (pra quem não sabe, as escolas com o estilo pedagógico de 'Wardorf'' é uma escola que explora extremamente o lado artístico).
     Poderiam haver, novamente, aulas de música. Meus pais já me explodiram de tanto falar que na época em que estudavam, tinham aulas musicais. Uma vez que eu invejo isto.
     Uma vez num workshop em que um homem que vivera nos EUA nos contava a realidade, ele ia todas as quintas-feiras para á praia com sua escola para a exploração do seu lado naturalista, tanto que você poderia escolher o a aula extracurricular que gostaria de realizar.
 

INTELIGÊNCIA LINGUÍSTICA

     Esclarecendo mentes, esta já está meio óbvia de se deduzir. A inteligência linguística é, nada mais nada menos do que a facilidade com línguas estrangeiras e seus vocabulários.
     Me identifico muito com esta daqui. Aliás, fiz um teste virtual e deu este resultado. Se você quiser fazer o teste, clique aqui.

INTELIGÊNCIA NATURALISTA

     Interesse de compreender a fauna e a flora é uma das qualidades e interesses do dono desta inteligência. Tanto que está em constante contato com a natureza.

INTELIGÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA

     Simplesmente a capacidade de invocar uma bruxa satanista.
     Brincadeira.
     O dom de compreender e se dar ao interesse de cálculos e soluções lógicas para problemas. Com certeza não é minha praia.

INTELIGÊNCIA INTERPESSOAL

      Capacidade e gosto de interagir e estar, falar com pessoas. Geralmente agem com soluções para problemas sociais. Certamente, uma das que mais admiro por saber "ser". Até que, "quem tem boca, vai á Roma".

INTELIGÊNCIA INTRAPESSOAL

     Preferência em lidar consigo mesmo. Prefere o barulho de sua mente complexa do que o ruído externo e incompreensível. Se prefere, se aceita.

INTELIGÊNCIA MUSICAL 

    Obviamente é quem tem facilidade com a música e se sente confortável com ela. Brinca de combinar sons em batidas. Consegue tocar uma música sem ao mesmo ter lido sua partitura.

INTELIGÊNCIA CORPORAL-CINESTÉSICA

     Há um grande número de pessoas 'donos' desta inteligência no teatro. Aliás, nasceram para isto: se movimentar e interagir, ser ativo. Geralmente buscam o teatro, dança etc.

INTELIGÊNCIA ESPACIAL/VISUAL 

    Fotografia é seu forte. Noção de espaço e campo visual. Atuam no campo de Audiovisual.



     Dentre tantos estes, o difícil é se encaixar. No meu caso, me encaixei. Porém quase não há campos de trabalhos filtrados e focados especificamente na área linguística. Parece que o universo se uniu com a Matemática e eles, juntos, conspiram contra mim. Se bem que, ainda há o quesito "escrever" nas minhas qualidades, o que o jornalismo me permite ser amplo.
     O que sinto falta, não há como ser recuperado no meio de uma crise nacional. Contratar professores de músicas e, quem sabe, de fotografia? Além daquele debate em temas transversais com a sala pra fugir da rotina teórica.
    Num país que ainda há jovens que infortunadamente expressam: "Nós vai" e "A gente somos", não podemos esperar desempenho desta turma.
 
     Faça o possível para tornar a escola um lugar melhor. Eu, por exemplo sou administrador de um blog da escola, tendo que receber sugestões dos estudantes para matérias.

     Agora deixo a seguinte pegunta no ar: Inteligências Múltiplas, há descriminação de campos?

Obrigado por ter lido até aqui, não se esqueça de compartilhar com amigos e convidá-los para cá!

Guilherme H. N. Buesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário