by Guilherme Buesso

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Livros/HQs: Scott Pilgrim Contra o Mundo, análise

       Olá! Você deve estar se perguntando o porque de eu ter voltado. Eu sei o que escrevi, sei muito bem. Mas não vou detalhar o que aconteceu porque eu iria me "expor e expor outras pessoas". Mas "hoje ninguém pode estragar meu dia", como dizia a letra da música do Charlie Brown Jr, "céu azul".
         Isso de pensar negativo hoje não vai rolar, porque eu comecei (e já estou na metade) a ler "Scott Pilgrim Contra o Mundo", baby! Eu tenho o livro aqui, daí estava de boa no meu sofá sem fazer nada (sendo que já tinha terminado Diário de Um Banana, minha promessa era ler assim que eu terminasse de ler o outro), resolvi ler Scott Pilgrim. Todo vez que eu jurava que iria ler apenas só mais um capítulo, o livro me prendia. Não conseguia sair, quando vi, estava na metade do livro. Não darei spoilers aqui, seria repugnante para quem ainda não leu. Quando eu comecei a ler foi mais ou menos assim (leia da direita para a esquerda, desta vez):
        Como tinha dito no post do "Diário de Um Banana", eu gosto deste estilo de rotina. Ainda mais quando você tem que derrotar todos os ex-namorados da sua atual namorada (ou ficante, no caso da parte que eu ainda estou da HQ). No caso de Scott, ele vive não em uma casa digna de seus donos que nem Greg Heffley (protagonista de Diário de Um Banana), ele mora num apartamento com seu amigo gay, Wallace Wells. -detalhe: ele ainda DORME com o Wallace, mesmo sendo hétero. Ele dorme no sentido literal, não no sexual, se é que me entende- Um apartamento apertado. Vivia num relacionamento com uma garota chinesa até Ramona Flowers mudar sua vida (acho que dei gotas de spoilers para vocês saborearem). De qualquer forma, o ilustrador e criador de Scott Pilgrim se chama Bryan Lee O'Malley.

SINOPSE DA HQ:
       Scott Pilgrim está feliz com sua preciosa vidinha. Aos vinte e poucos anos, esse canadense levemente excêntrico divide os dias entre o ócio do desemprego voluntário e os ensaios de sua banda de rock, a improvável Sex Bob-Omb. Sua namorada, uma chinesa de nome Knives Chau, tem dezessete anos, e o relacionamento casto - 'Uma vez ela pegou na minha mão', ele conta - parece cair bem para o momento, digamos, introspectivo que Pilgrim vem vivendo. Afora a preocupação dos amigos quanto às intenções de nosso herói para com uma garota tão nova, tudo vai bem. A rotina de videogames e indolência, no entanto, está prestes a sofrer um abalo sísmico. E o nome dela é Ramona Flowers, americana recém-chegada ao Canadá, única entregadora da Amazon na região. Depois de encontrá-la brevemente em duas ocasiões, Pilgrim apaixona-se perdidamente, faz uma encomenda pela internet e senta-se à porta para esperar a sua amada. O incrível é que a conversa dá certo, Ramona gosta de Pilgrim e os dois começam a sair. Fim da história. Só que as coisas nunca são assim, ainda mais para Pilgrim. Namorar Ramona, como ele logo vai descobrir, implica também enfrentar o passado da garota, talvez de maneira mais literal do que o próprio Pilgrim poderia imaginar. Liderada pelo misterioso Gideon, a Liga dos Ex-namorados do Mal de Ramona precisará ser derrotada. 

          Lembrando que esta sinopse acima é da primeira edição, não sei se a cada edição mudará. 

       Na versão original da série, há seis livros/HQs:


        Mas, aqui no Brasil foi adaptado para três livros (seguindo a ordem da direita para a esquerda, de livros):
      
       A HQ é bem insana, peculiar, os traços de O'Malley se encaixam perfeitamente no enredo. 

MINHA OPINIÃO: Sobre o livro achei bem interessante (até então), os traços são lindos se contar da história. Só achei que a Ramona Flowers meio que "se deu" pro Scott uma hora, tipo, muito de repente (inaceitável!). Eles tinham acabado de chegar de um encontro, estava nevando e foram para casa dela e eles deitaram na cama (pensei que realmente aconteceria algo, mas não). Ela foi tão "garota de programa aquela hora que ela ainda disse: "perdi a vontade de transar com você, você pode dormir na cama, mas isso não significa que iremos transar". O QUÊÊ?! I-na-ce-i-tá-vel! O livro é fantástico, e ainda espero o quê ele possa me oferecer, com tantos ex-namorados para derrotar...!

Eu indico o livro, é bem legal. Espero que tenham gostado a análise. Este também entra na nossa  "Maratona de Livros"! Já adquiriu o seu (o que que eu acabei de escrever? Pareço vendedor de marketing!)?



                                                                 Guilherme H. N. Buesso



 


      

Nenhum comentário:

Postar um comentário