by Guilherme Buesso

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Notícias; Sonda New Horizons e surpresas de Plutão

Eu estava procurando por um assunto que interessasse á todos mas, estava na minha cara! Plutão, o planeta anão e seus segredos. Espero que não esteja em obsoleto, há alguns dias que a sonda "New Horizons" chegou no planeta. 
    Plutão estava tão esquecido e fora de contexto que, depois que a missão liberou surpresas, o diretor da equipe declarou: "eu pensava que  missão seria perda de tempo, que não haveria importância". O planeta guardava surpresas aguardando pela sonda, tanto que logo que chegaram, Plutão demonstrou gratidão. Formando um coração em sua superfície. Acompanhe a imagem ao lado esquerdo. A região "amorosa" agora tem um nome honorável, a área fora batizada de Tombaugh Regio, homenageando Clyde Tombaugh, astrônomo descobridor de Plutão no ano de 1930. A sonda carrega itens e as cinzas de Tombaugh, além de duas bandeiras estadunidenses. 
      Nesta segunda-feira (dia 13), os astrônomos estudantes do planeta após a imagem, declarou que o planeta "anão" é maior do que se esperava. Plutão têm um diâmetro de cerca de 2.370 quilômetros, quase 80 quilômetros mais extenso do que tinham em mente de suas previsões anteriores. 
      De acordo com a agência Reuters, ser minimamente maior que Plutão consiste consideravelmente de mais quantidade de gelo e um pouco menos de líquido (no caso, água) do que o esperado e previsto. Algo considerável para cientistas concretizarem, finalmente, a formação dele e do Sistema Solar. 
      Há um "porém", um dos segredos que Plutão ainda esconde; sua superfície. Montanhas, podem ser, hipoteticamente, cobertas de gelo.
                                                     Superfície rochosa de Plutão


    SUAS LUAS  Imagem feita pela New Horizons mostra Caronte, uma das luas de Plutão (Foto: Nasa TV/Divulgação)        Plutão têm duas luas. A maior lua de Plutão é Caronte, ela tem uma uma superfície "coberta" de penhascos, vales e uma área marcada apelidada pelos cientistas de "Mordor".  

 Hidra, uma das luas de Plutão (Foto: Nasa TV/Divulgação)
 LANÇAMENTO E TRAJETÓRIA 
       A sonda New Horizons foi lançada em 2006, dos EUA, a bordo do foguete Atlas. Viajara até Júpiter e usou a gravidade deste planeta á seu favor para aumentar sua velocidade. Desde então, a sonda adormecida, viajou pelo espaço esperando reativação, que ocorreu em dezembro do ano passado.
      Na captura das imagens, sete instrumentos operarão para obtê-las. O período de transmissão destes dados de Plutão até a sede da Nasa, os EUA, é de quatro horas e meia.
   Plutão ainda pode carregar várias outras surpresas, cabe á nós esperá-las; estou ansioso. E você? Se impressionou com o que planeta anão ainda pode nos oferecer? 

Guilherme H. N. Buesso 

Nenhum comentário:

Postar um comentário