
Nesta segunda-feira (dia 13), os astrônomos estudantes do planeta após a imagem, declarou que o planeta "anão" é maior do que se esperava. Plutão têm um diâmetro de cerca de 2.370 quilômetros, quase 80 quilômetros mais extenso do que tinham em mente de suas previsões anteriores.
De acordo com a agência Reuters, ser minimamente maior que Plutão consiste consideravelmente de mais quantidade de gelo e um pouco menos de líquido (no caso, água) do que o esperado e previsto. Algo considerável para cientistas concretizarem, finalmente, a formação dele e do Sistema Solar.
Há um "porém", um dos segredos que Plutão ainda esconde; sua superfície. Montanhas, podem ser, hipoteticamente, cobertas de gelo.
![]() |
SUAS LUAS
LANÇAMENTO E TRAJETÓRIA
A sonda New Horizons foi lançada em 2006, dos EUA, a bordo do foguete Atlas. Viajara até Júpiter e usou a gravidade deste planeta á seu favor para aumentar sua velocidade. Desde então, a sonda adormecida, viajou pelo espaço esperando reativação, que ocorreu em dezembro do ano passado.
Na captura das imagens, sete instrumentos operarão para obtê-las. O período de transmissão destes dados de Plutão até a sede da Nasa, os EUA, é de quatro horas e meia.
Plutão ainda pode carregar várias outras surpresas, cabe á nós esperá-las; estou ansioso. E você? Se impressionou com o que planeta anão ainda pode nos oferecer?
Guilherme H. N. Buesso
Nenhum comentário:
Postar um comentário