by Guilherme Buesso

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Série de Livros; Saga Harry Potter


     A pedido de uma leitora freneticamente louca pela série, trouxe tal manchete que também me interessa. Bom, vamos ao que interessa.
     Muitas pessoas se perguntam "o que fariam se tivessem poderes mágicos", se "tivessem varinhas mágicas". Isso se tornou bem frequente desde que o primeiro livro do bruxo mais famoso do mundo, fora publicado. Harry Potter vem conquistando milhares de fãs desde que fora lançado.
    Sua série de livros consiste em sete livros, quanto á seus filmes são oito, pelo qual teve de ser estendido por conta de seu enredo final ser muito longo e comprido. Tendo sua autora por J.K. Rowling.
    A história se passa sobre um garoto normal, que mora com os tios por conta da vinda do falecimento de seus pais. Vivia miseravelmente, com roupas antigas de seu tio, imundas e rasgadas. Era mau-tratado por todos daquela família desprezível. Dormia debaixo da escada, num quarto improvisado pelo qual cabia apenas sua cama e um criado-mudo para pôr seus óculos redondos e remendados. Mas o que o garoto não sabia é que tinha uma genética de bruxo, que vinha por estudar numa escola apropriada para tal ocasião, numa escola de magia e bruxaria chamada "Hogwarts".
      Tal escola o concede a carta para que frequente a mesma, mas seu tio Valter Dursley, a rasga sem a menor piedade. Com a mesma velocidade que ele a rasga, chega cartas com o mesmo conteúdo direcionado á Harry, por todos os lugares, a casa é invadida massivamente por elas.
      A família Dursley e Harry vão para um refúgio longe de tudo e de todos. Naquela noite, tarde da noite, um homem grande barbudo arrombara a porta e finalmente disse que estava a procura frenética por Harry Potter.Contou-lhe a verdade sobre a morte de seus pais, que haviam sido mortos por um bruxo das trevas e que morreram salvando Harry. Lhe informou que era um bruxo e o levou.
      Os dois foram fazer compras para o início de seus estudos mágicos com herança que seus pais haviam lhe deixado. Logo após Harry ingressou no trem de uma plataforma inexistente, Plataforma Nove Três Quartos. Tiveram que atravessar ligeiramente uma parede que, até então, parecia ser completamente sólida, antes de entrar no trem. Durante a viagem, Harry fez amizades que seriam benéficas futuramente. Ronald Weasley estava no mesmo vagão que Harry. Hermione Granger se apresentou entrando no vagão logo após, concertando os óculos de Harry num feitiço que julgava ser "simples", mas que atraiu a atenção dos dois pequenos bruxos.
        Sua chegada na escola foi pacífica até suas aventuras começarem, a ponto de descobrir que quem matou seus pais, estava presente no castelo. Suas aventuras foram longas, ele, no final das contas, derrotou tal homem. Um professor traíra, que se vendera ao bruxo das trevas.
        Seu sucesso foi de imediato, o que incentivou os leitores á acompanhar a série até o final. Eu, particularmente, tive uma experiência desprezivelmente rápida com a série. Li apenas os quatro primeiros magníficos livros, porém, assisti todos os filmes.
        O que ninguém esperava é: que a autora J. K. Rowling seria acusada de plágio. A série foi lançada aproximadamente depois de dez anos do lançamento de uma série ilustrada por Neil Gaiman. "Os Livros da Magia", ou, originalmente, "The Books of Magic". Foi acusada de plágio pela semelhança entre os personagens principais e, provavelmente, seu contexto.
        A única decepção que tive com a série foi: completei onze anos e não recebi minha carta para estudar em Hogwarts! Não recebi por corujas clássicas e calculistas do jeito que esperava quando tinha nove ou oito anos de idade.
        E você, ainda espera sua carta-convite?
                                         

                                                                      Guilherme H. N. Buesso
     

4 comentários: